você está em
Agrobase / Empregos / Gerente de estratégia de produto – São José dos Campos/SP

Gerente de estratégia de produto – São José dos Campos/SP

liberado em 26 de julho de 2024

SP | São Paulo
Efetivo (CLT)
Administrador
Eng. Cartográfico e Agrimensor
Engenharia de Agrimensura
Engenheiro Agrícola
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro Ambiental
Engenheiro Florestal
Geógrafo
Tecnologia da Informação

RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES

  • Sugerir e implementar melhores práticas de gestão de produto, buscando ganho escalabilidade das entregas e melhoria de qualidade.
  • Desenvolver/atualizar as documentações/artefatos necessários para a equipe de desenvolvimento de software seguindo as metodologias ágeis.
  • Conduzir o processo de Discovery para entendimento do problema e definição da solução;
  • Mitigar os riscos de valor, usabilidade, viabilidade técnica e viabilidade de negócio:
  • Dar visibilidade aos stakeholders da evolução do roadmap e releases do produto;
  • Definir a visão, estratégia e roadmap do produto.
  • Identificar e endereçar oportunidades de evolução do produto, para melhor atender as necessidades dos usuários;
  • Gestão e liderança de equipe.
  • Responder pelo desempenho das equipes dos departamentos operacionais adequando-o às estratégias conforme os resultados projetados, fixando metas, estabelecendo e monitorando indicadores de resultado e elaborando ações de acordo com resultados.
  • Apoiar a realização de Realizar análises de mercado e concorrência para identificar oportunidades de crescimento.
  • Desenvolver estratégias de posicionamento e diferenciação do produto.
  • Coordenar lançamentos de novos produtos e atualizações de produtos existentes.
  • Comunicar a visão e o status do produto para stakeholders internos e externos.
  • Coletar e priorizar requisitos de clientes, mercado e partes interessadas.
  • Traduzir necessidades de mercado em requisitos de produto claros e acionáveis.
  • Monitorar e analisar KPIs de desempenho do produto.
  • Realizar análise de feedback de clientes e ajustar a estratégia conforme necessário.
  • Gerenciar e orientar pesquisas e análises de mercado para identificar tendências, necessidades dos clientes, comportamento da concorrência e oportunidades de novos produtos;
  • Desenvolver estratégias de curto e longo prazo para os produtos da empresa, alinhadas aos objetivos gerais da organização e às tendências do mercado;
  • Gerenciar todo o ciclo de vida dos produtos, desde a concepção até a retirada do mercado, incluindo lançamentos, atualizações, promoções e descontinuação;
  • Avaliar o portfólio de produtos existente, identificar oportunidades de crescimento e recomendar a adição, modificação ou descontinuação de produtos;
  • Trabalhar em estreita colaboração com equipes de desenvolvimento de produtos, comunicação, vendas, finanças e outras áreas para garantir a execução eficaz das estratégias de produto;
  • Criar em parceria com o time de marketing de produto os planos detalhados para o lançamento de novos produtos, participando das discussões de estratégias de marketing, comunicação, precificação e distribuição;
  • Monitorar o desempenho dos produtos recentemente lançados no mercado, analisando métricas-chave, feedback dos clientes e dados de vendas para identificar oportunidades de melhoria e ajustes estratégicos;
  • Ser o ponto focal na comunicação das características, vantagens e benefícios dos produtos tanto para equipes internas quanto para clientes, garantindo o alinhamento e entendimento comum;
  • Estar atento a novas tecnologias, tendências de mercado e mudanças nas necessidades dos consumidores para sugerir inovações e melhorias nos produtos existentes;
  • Gerenciar o orçamento alocado para o desenvolvimento e promoção dos produtos, garantindo eficiência e alinhamento com os objetivos estratégicos;
  • Identificar oportunidades de melhorias nos processos;
  • Apresentar relatórios de resultados para a diretoria por meio da elaboração de relatórios a fim de propor melhorias para soluções de alto nível;
  • Criar relatórios estratégicos por meio da análise dos processos a fim de apoiar na tomada de decisão da área;
  • Acompanhar os KPIs da empresa visando analisar resultados e desempenhos a fim de levar as análises para reuniões de conselho e planejamento estratégico;
  • Elaborar dashboards com informações relevantes para os setores de Mercado e Comercial a fim de alinhar informações dos processos;
  • Gerenciar processos da área visando realizar pesquisas de mercado com o objetivo de propor melhorias nos processos e agregar conhecimento;
  • Garantir a estrutura de dados do negócio para possibilitar uma análise mais acurada da informação, assim como soluções mais eficazes.
  • Cumprir as diretrizes de segurança da informação e compliance estabelecidas pelo Grupo.

REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES

  • Graduado/Especialização;
  • Habilidades Técnicas
    • Pacote Office avançado;
    • Fluxo de desenvolvimento de Produtos;
    • Conhecimento em processo de venda de produto e serviços;
    • Conhecimento em processamento de dados;
    • Conhecimentos de produtos B2B;
    • Conhecimento e compreensão em profundidade os produtos e serviços oferecidos pela Vega;
    • Conhecimento, em profundidade, de pelo menos uma vertical e todos os macroprocessos de negócio da sua atuação;
    • Vivência no Agronegócio com alguma das atuações: Sustentabilidade, Rastreabilidade, atividades agrícolas, cadeia produtiva, ativos ambientais e/ou Carbono.
  • Habilidades desejáveis
    • Mestrado;
    • Certificações Doutorado/Pós-Doutorado;
    • Inglês Fluente/Avançado;
    • Power BI;
    • Metodologias e Ferramentas de Análise de Processos de Negócio;
    • Conhecimentos em Planejamento Estratégico;
    • Conhecimentos sobre desenvolvimento de software;
    • Conhecimento em profundidade das aplicações e produtos do portfólio da empresa (próprias ou de parceiros) para o mercado;
    • Experiência em gestão de times de alta performance.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Gerente de estratégia de produto – São José dos Campos/SP

liberado em 26 de julho de 2024
Contrato
Efetivo (CLT)
Local
São Paulo
©2024 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo