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Coordenador socioambiental [campo] – Poções/BA

liberado em 13 de junho de 2024

BA | Bahia
Efetivo (CLT)
Biólogo
Engenheiro Ambiental
Engenheiro Florestal
Geógrafo
Gestor Ambiental
Tecnólogo em Gestão Ambiental

Responsabilidades e atribuições

  • Planejar e implementar planos e programas ambientais in loco, utilizando os requisitos definidos no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), Plano Básico Ambiental (PBA), dentre outros documentos do processo de Licenciamento Ambiental (Pareceres técnicos, condicionantes de licença, etc);
  • Acompanhar o planejamento, a execução e monitoramento das atividades de campo, vinculadas aos planos e programas ambientais e gestão, assim como mapear restrições e oportunidades de otimização e melhorias dos processos;
  • Realizar vistorias técnicas na área do projeto para subsidiar tomadas de decisão da coordenação de meio ambiente Sede e acompanhar as questões ambientais;
  • Propor melhorias e ajustar os fluxos de atividades das equipes, de forma a otimizar execução de atividade e mitigar riscos de atraso no cumprimento do cronograma;
  • Coordenar, acompanhar os procedimentos para contratação e gerenciar os serviços contratados, bem como cronograma de entrega de produtos sinalizar possíveis desvios de maneira antecipatória.
  • Participar de reuniões técnicas de engenharia do projeto, informando o status das atividades de licenciamento ambiental e outros assuntos relacionados.
  • Diligenciar a organização da documentação e realizar análise técnica de relatórios ambientais elaborados para o licenciamento ambiental;
  • Analisar e promover o atendimento aos requisitos legais aplicáveis e garantir a manutenção, vigência e atualização de licenças, autorizações e anuências e condicionantes necessárias à implantação dos empreendimentos, assim como realizar análise crítica dos relatórios ambientais elaborados por terceiros e para o licenciamento ambiental;
  • Assegurar o atendimento aos prazos estabelecidos para a elaboração dos relatórios socioambientais, consolidando todas as informações dos empreendimentos envolvidos, visando uma comunicação eficaz do desempenho, disponibilizando em tempo hábil informações precisas sobre os empreendimentos;
  • Implementar normas, procedimentos, instruções, pareceres técnicos e laudos que visam assegurar o desempenho ambiental e minimizar riscos de saúde e segurança, vinculado as atividades ambientais da obra e evitar emergências ambientais.
  • Gerenciar o Sistema de Gestão Ambiental para controle de licenças e atendimento de condicionantes;
  • Dar suporte às ações de responsabilidade social e no atendimento às demandas de partes interessadas;
  • Fomentar o atendimento das políticas ambientais da Engie, através do atendimento a diretrizes corporativas e de procedimentos relacionados;
  •  Quando designado, atuar como representante da Companhia e promover diálogo em reuniões com os stakeholders: Órgãos licenciadores e fiscalizadores, Ministério Público, Agências reguladoras, prefeituras, entidades, associações, clientes, comunidades do entorno, dentre outros, a fim de fortalecer o relacionamento, imagem, confiança e transparência;
  • Contribuir para o processo de lições aprendidas da implantação do projeto, efetuando registro delas, adotando e aplicando as mesmas, sempre que aprovadas pela coordenação de meio ambiente, de forma corretiva e preventiva, e disseminando-as entre colegas, fornecedores, consultores de forma a compartilhar conhecimento e experiências.

Requisitos

  • Graduação em Engenharia Ambiental, Florestal, Biologia e afins;
  • Experiência na área ambiental em empreendimentos de transmissão de energia ou empreendimentos lineares;
  • Conhecimento de licenciamento ambiental; gestão de atendimento e elaboração de relatórios de condicionantes ambientais;
  • Conhecimento com execução e gestão de programas ambientais em campo;
  • Conhecimento Socioambiental com stakeholders;
  • Disponibilidade de viagens.
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