você está em
Agrobase / Empregos / Analista de marcas e patentes junior – remoto

Analista de marcas e patentes junior – remoto

liberado em 8 de abril de 2024

Brasil, SP | São Paulo, Home Office
Efetivo (CLT)
Biólogo
Biomédico
Bioquímico
Farmacêutico
Químico

Atribuições e Responsabilidades

  • Apoiar o coordenador na orientação e realizar análises de risco de projetos frente a patentes (freedom of operate – FTO), avaliando técnica e juridicamente informações pertinentes, reunidas por meio de pesquisas em bancos de dados, órgãos públicos e judiciário, nacionais e internacionais, realizando estudo crítico, comparativo e estratégico, para fins de emitir parecer.
  • Redigir parecer de análise de risco de projetos frente a patentes, conforme os estudos realizados, discutindo em equipe, concluindo com anuência da gerência, os riscos na continuidade, ou não dos projetos de novos produtos Libbs, em todos os seus aspectos.
  • Redigir parecer de análise de risco de projetos frente a patentes, conforme estudos realizados da rota de síntese dos fornecedores avaliando o DMF – drug master file fornecido pelos mesmos, discutindo em equipe, concluindo com anuência da gerência, que aprovará ou reprovará fornecedores API (fármacos).
  • Avaliar exames internacionais (em especial americano e europeu) de concessão de patentes como suporte aos questionamentos a serem realizados por meio da área de patentes, em nome da Libbs, no Brasil.
  • Propor ações e estratégias para mitigar os riscos encontrados, após avaliá-los técnica e juridicamente, por meio de questionamentos / subsídios a pedidos de patentes de terceiros junto ao INPI ou de ações no judiciário, diretamente ou encaminhando para complementação de escritórios jurídicos, especializados em propriedade industrial, a fim de, viabilizar os projetos.
  • Sugerir à equipe de desenvolvimento de produtos Libbs alterações (design around) de produtos, formulações, processos, embalagens de forma a apoiar e viabilizar a continuidade dos projetos.
  • Executar, quando necessário ou solicitado, treinamentos referentes a análises de patentes e pesquisas em bases de dados internacionais, junto à área de desenvolvimento.
  • Avaliar a patenteabilidade de inovações da equipe de desenvolvimento ou de parceiros, por meio de análise do estado da arte e dos requisitos de patenteabilidade (novidade, atividade inventiva, aplicação industrial e suficiência descritiva), discutindo em equipe e preparando relatório (patent drafting) aprovado pela gerência, encaminhando ao escritório especializado, se aprovado pela diretoria para redação final da patente da empresa e trâmites administrativos e legais.
  • Acompanhar e manter-se atualizado quanto a legislação vigente, os projetos de lei em trâmite no Brasil e os acordos internacionais (vigentes ou em discussão) em propriedade industrial.
  • Apoiar o coordenador no treinamento dos especialistas Jr. e treinar estagiários, orientando, esclarecendo dúvidas, analisando e auxiliando na conclusão dos trabalhos e relatórios por eles preparados.

Requisitos/Perfil Desejado

  • Necessário ensino superior em cursos relacionados a ciência da vida: Farmácia, Biologia ou Química;
  • Inglês avançado em escrita, leitura e conversação;
  • Experiência na área de propriedade intelectual, conhecimento da legislação de patentes, e dos procedimentos e sistemas do INPI.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

Analista de marcas e patentes junior – remoto

liberado em 8 de abril de 2024
Contrato
Efetivo (CLT)
Local
Brasil, Home Office, São Paulo
Profissões
©2024 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo