você está em
Agrobase / Empregos / Pesquisador I (esg) – Manaus/AM

Pesquisador I (esg) – Manaus/AM

liberado em 14 de dezembro de 2023

AM | Amazonas
Efetivo (CLT)
Administrador
Analista Social
Ecólogo
Engenheiro Agrônomo
Engenheiro Ambiental
Engenheiro de Produção
Engenheiro Florestal
Engenheiro Químico
Gestor Ambiental
Tecnólogo em Gestão Ambiental

Responsabilidades

  • Recomendar e detalhar estratégias, planos e diretrizes tecnológicas e técnicas a serem seguidas pelo FIT, a partir de estudo de tecnologias existentes, investigando pontos de relevância técnica, dimensionamento recursos materiais e humanos necessários para a implementação da mesma, mapeando questões para a aplicabilidade da tecnologia definindo padrões, propondo alternativas tecnológicas, apontando características, requisitos e funcionalidades da mesma, a fim gerar a obtenção de conhecimento e informações técnico-científicas que contribuam para qualificação de tecnologia(s) inovadora(s) pelo FIT.
  • Desenvolver pesquisas científicas fundamentais e/ou aplicadas, visando identificar inovações tecnológicas nas áreas  Ambiental, Social e de Governança (ASG), bem como na otimização tecnológica de produtos, processos e sistemas, efetuando estudos científicos e de análise de aplicabilidade junto ao mercado, a fim de viabilizar tecnicamente a mesma para uso pelo FIT. Acompanhar a implementação de inovações tecnológicas qualificadas junto às áreas do FIT, gerando documentação técnica, recomendando procedimentos baseados em conhecimento das tendências e melhores práticas de mercado, a fim de suportar tecnicamente a qualificação e comercialização das mesmas pelo FIT.
  • Atuar como consultor técnico em projetos, em uma ou mais tecnologias ( Ambiental, Social e de Governança (ASG)) ou áreas de conhecimentos, compartilhando conhecimento e experiência em projetos, analisando e avaliando necessidades, identificando riscos, efetuando estudos de viabilidade, orientando tecnicamente equipe de projeto, a fim de propor estratégias técnicas mais recomendadas para adoção.
  • Elaborar e publicar trabalhos técnicos ou científicos em nível nacional na linguagem científica, oral e escrito, redigindo textos, relatórios, pareceres e “papers”, gerando a publicação dos mesmos em canais de divulgação científica, tais como periódicos científicos e/ou biblioteca científicas eletrônicas (Ex: Scielo, Scopus, Web of Science), procurando qualificá-los dentro dos critérios de avaliação de indicadores nacionais e internacionais (Ex: Qualis, Índice de Hirsch), a fim de disseminar ao mercado as novas competências tecnológicas desenvolvidas pelo FIT. Realizar eventualmente apresentações, palestras e outras atividades de socialização do conhecimento dentro ou fora da organização, sobre assuntos restritos a sua especialidade e aos projetos de que participa. Participar em grupos de trabalhos técnicos e congressos científicos promovidos por organismo de certificação, pesquisa e desenvolvimento, participando direta ou indiretamente em estudos científicos/acadêmicos, recomendando, validando e homologando tecnologias, a fim de contribuir para que o FIT  torne-se referencial no mercado de inovação tecnológica.
  • Desenvolver e cultivar o relacionamento com toda a rede estratégica de interface de Pesquisa e Desenvolvimento (Ex: Entidades Governamentais de Fomento a Pesquisa, Centros de Pesquisa, Universidades) e Inovação, através de “meetings“, participação em feiras, congressos, eventos e workshops, reportando periodicamente o status das atividades, a fim de prospectar inovações tecnológicas.

Requisitos

  • Mestrado (Stricto sensu) completo nas áreas  Ambiental, Social e de Governança (ASG);
  • Vivência Técnica em Participação em Projetos: Participação de no mínimo 05 projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias;
  • Vivência Técnica em Produção científica (aplicável aos negócios do FIT): Publicação de no mínimo 05 artigos científicos nacionais e/ou internacionais (Qualis (*) Estrato = B2 ou superior);
  • Conhecimento em Fundamentos de Economia Circular;
  • Conhecimento em Fundamentos de Análise de ciclo de vida;
  • Conhecimento em Fundamentos de Sustentabilidade;
  • Conhecimento em Fundamentos de Inventário GHG;
  • Conhecimento em Inovação Tecnológica (Roadmap de Parceiros de Negócio e Mercado Tecnológico);
  • Conhecimento em Microinformática (Outlook, Word, Power Point, Excel, Visio e MS Project) ;
  • Conhecimento em Legislação e Requisitos Técnicos p/ Produtos e/ou Equipamentos Eletroeletrônicos;
  • Domínio em Interpretação de Normas;
  • Domínio em Metodologia de Pesquisa;
  • Noções em Técnicas de Gerenciamento de Projetos (PMBOK);
  • Noções em Técnicas de Pesquisa de Mercado;
  • Inglês Intermediário.
Esta vaga foi divulgada há mais de 7 dias e teve o botão de candidatura automaticamente removido*

* o botão de candidatura é removido para manter apenas vagas recentes ativas e minimizar links quebrados

©2024 Agrobase Digital. Desde 2005.

Essa vaga foi publicada exclusivamente para usuários premium com 2 a 4 dias de antecedência à liberação para acesso geral.

Acesso antecipado às mais de 100 vagas reais que publicamos diariamente na Plataforma Agrobase é apenas um dos benefícios de um usuário premium. Confira todas as vantagens...

Quer saber mais?

Entenda melhor o funcionamento da Plataforma Agrobase e como podemos ajudá-lo